INVERNO QUE CHEGA

INVERNO  QUE  CHEGA

TININHA

TININHA

PARA REFLETIR

A vida só acontece através do tempo, mas toda a
vida é uma luta para impedir que o tempo passe...
(Rubem Alves)

PENSE NISSO!!

A vida na Terra é somente uma passagem, no entanto, algumas pessoas vivem como se fossem ficar aqui eternamente, e esquecem de ser feliz.

VIDA - UM PRESENTE DO UNIVERSO

O Universo é capaz de organizar todas as circunstâncias e eventos necessários no momento certo e perfeito, e o momento certo diz respeito a você se harmonizar com o seu eu superior. Não tente se apressar na direção da meta. Se você se mantiver vibratoriamente em harmonia com qualquer desejo, o Universo seguramente encontrará uma maneira de torná-lo realidade. (Gill Edwards)

quarta-feira, 19 de setembro de 2012

PAISAGENS GAÚCHAS NA TRADIÇÃO - REGIÃO DA CAMPANHA - SERRA - MISSÕES - O CAVALO NAS ESTÂNCIAS


20 DE  SETEMBRO:  Comemora-se aqui no estado do Rio Grande do Sul a Revolução Farroupilha ( 1835 - 1845 ), importante data lembrada nesta data por sangrentas batalhas do passado que tiveram como objetivo, por fins econômicos, lutar pela separação do nosso estado com o resto do país.
Hoje mais do que nunca, tanto na cidade como no interior ou no campo, relembramos de nossas tradições com grandes desfiles temáticos de carros alegóricos e também de gaúchos pilchados como nossos antepassados montados em seus cavalos.
O gaúcho é muito apegado as suas tradições, porisso, a sua cultura ultrapassa fronteiras. Ainda hoje trazemos este traço bem forte dentro de nós, e o cavalo é o companheiro inseparável do gaúcho do interior junto com o cachorro que o ajuda no manejo com o gado. O churrasco, o chimarrão e a comida campeira também fazem parte desta cultura gaúcha. Durante o mês de Setembro em todos os anos monta-se dentro de nossa cidade um típico acampamento onde se vive como os gaúchos vivem ainda  em lugares do interior. São centenas de grupos chamados de píquetes que passam este mês morando e vivenciando as suas tradições com bailes ou fandangos, churrascos e chimarreadas e todos com suas roupas típicas, os homens de bombachas e as mulheres de prendas. Quem visitar Porto Alegre nesta data venha conhecer um pouco de nossas tradições pois será uma aula viva de cultura gauchesca. É a Copa do Mundo dos Gaúchos!!

7 comentários:

Felisberto T. Nagata disse...

Olá!Boa noite!
Suzana!
...nossa... vale a pena ir visitar, ir conhecer, passear em um lugar muito bonito...cheio das tradições gaúchas!Gostei do vídeo!
Boa quinta feira!
Beijos

Trilhamarupiara disse...

Amiga o Rio Grande Do Sul, é apaixonante, preciso conhecer mais essas Serras, as tradições, essas pessoas que tem um jeito todo próprio de viver, muito legal as imagens! Gostei muito! bjooooosss

ELAINE disse...

Ôi Guria! Feliz 20 de setembro pra nóis! Mas tchê, não vai se aprochegar lá pro meu lado? De dentro pra fora também comemora! Adorei teu post! Tô te esperando pro nosso "chima"! Um abençoado e feliz final de semana!
Abraço carinhoso!
Elaine Averbuch Neves
http://elaine-dedentroprafora.blogspot.com.br/

Felisberto T. Nagata disse...


Olá!Boa noite!
Suzana!
Uai...a postagem tá mais completa hoje, né não?
Ôi Guria! Feliz 20 de setembro para vcs ! ( isso aprendi com a Elaine)
Obrigado!
Boa sexta feira!
Beijos

Vera Lúcia disse...


Barbaridade TCHÊ!

Deve ser bom demais! Imagino a beleza das festividades.
Gostei muito dos vídeos.

Beijo.

vendedor de ilusão disse...

Olá minha prezada e cara amiga, bom dia!
Com muita satisfação, venho lhe comunicar que o Prosas Poéticas já está no ar!
Espero que seja do seu agrado.
Um beijo e até mais...

Antologias de Clarice disse...

Boa Noite Suzana, obrigada minha querida por ter lido meu poema no Blog do J.R. Viviani, eu estou muito feliz com o evento , o resultado está sendo ótimo.
Eu digo e acredito que todos que escrevem ou brincam de poetizar não esperamos aplausos, mas nos glorificamos quando a nossa poesia consegue tocar a alma de quem lê...
Abraços amiga, e um ótimo fim de semana.
Clarice Moreno