TININHA

TININHA

INVERNO QUE CHEGA..

INVERNO  QUE  CHEGA..

PARA REFLETIR

A vida só acontece através do tempo, mas toda a
vida é uma luta para impedir que o tempo passe...
(Rubem Alves)

PENSE NISSO!!

A vida na Terra é somente uma passagem, no entanto, algumas pessoas vivem como se fossem ficar aqui eternamente, e esquecem de ser feliz.

VIDA - UM PRESENTE DO UNIVERSO

O Universo é capaz de organizar todas as circunstâncias e eventos necessários no momento certo e perfeito, e o momento certo diz respeito a você se harmonizar com o seu eu superior. Não tente se apressar na direção da meta. Se você se mantiver vibratoriamente em harmonia com qualquer desejo, o Universo seguramente encontrará uma maneira de torná-lo realidade. (Gill Edwards)

segunda-feira, 16 de março de 2015

PENSAR NÃO É AGIR

Nunca esquecerei minha professora de História.
Seu maior desejo era conhecer Roma. Ela era tão apaixonada por esse sonho que chegou a memorizar o mapa da cidade e até julgava-se capaz de caminhar por suas vias com mais desembaraço do que um morador local. Ela retinha a cidade em pensamento. Aprendeu italiano e adquiriu fluência no idioma.  Parecia que já tinha ido mas morreu sem jamais sair do Brasil
Da mesma forma, lembro de uma tia distante que na adolescência se apaixonou por um garoto e decretou para si mesma que, se não casasse com ele não casaria com mais ninguém.
Nunca namoraram mas ela criava os diálogos de seus encontros, imaginava o seu vestido de noiva, escolhia nome para os filhos que teriam. O rapaz casou com outra e ela continuava visualizando o sobrado em que morariam, os cuidados que teriam com o jardim, o apoio que dariam um ao outro quando a vida exigisse. Essa minha tia faleceu com mais de 80 anos. Virgem.
Dois casos extremos. Porém, longe das extremidades, na vida mundana de cada um, também há desejos desse naipe, que se realizam apenas dentro da imaginação, se é que o verbo realizar aqui se aplica.
A fantasia é um recurso luxuoso. A fantasia ameniza frustações. A fantasia alimenta a autoestima sem danificá-la. A fantasia quase substitui o ato concreto. Quase.
O pensamento fantasioso obedece ao script que determinamos, mas não basta. A realidade é muito mais poderosa. Acontece a nossa revelia, sem cumprir os requisitos que nossa mente inventou. A fantasia é um subterfúgio legítimo, porém os fatos que fantasiamos não merecerão uma única linha de nossa biografia. O que vale é a experiência. Sofrida. Vingada. Curtida. Exaltada. O que for. Mas vivida.
Está aí mais uma coisa que se aprende com a passagem do tempo: pensar não é agir.
Pensar é pensar, é proteger nossa vontade, embalá-la, encarcerá-la no idealismo e se conformar com um prazer hipotético. Pensar é sem gosto, sem tato, sem cheiro, sem riscos. Vale a pena uma vida sem risco?
Agir não. Agir é um salto sem rede. Agir é uma viagem, uma vertigem. É ficar disponível para o bem e o mal. Agir é para os audaciosos, corajosos, merecedores do lugar mais alto do pódio. Agir é para quem tem autoconfiança e, no caso de tudo dar errado, ter também o humor necessário para se consolar e seguir em frente. Agir é o mais potente afrodisíaco.
São poéticos aqueles que  vivem no sonho, mas tornam-se imunes à sedução.
(Martha Medeiros)

4 comentários:

Sandra Fagundes disse...

As vezes pensamos muito mais do que agimos, o que nos faz sermos também um pouquinho mais infelizes pois deixamos de realizar aquilo que são os nossos sonhos.
Grande Martha Medeiros, muito boa escritora. Adorei!!

Felisberto N. Junior disse...

Olá,Boa noite,Su
Martha Medeiros ...sim, verdade, pensar não é agir, porém,nenhuma das duas atitudes , de forma isolada, pode ser considerada certa ou errada,mas, os seus extremos, ou seja, quando só pensamos ou quando só agimos. O ideal é pensar antes de agir, pois o progresso só vem para quem faz , em um mundo onde a única certeza é a incerteza e por isso , só pensar é uma vida sem risco enquanto agir é um salto sem rede ...
Agradeço pelo carinho,belos dias,beijos!

Carmen Lúcia.Prazer de Escrever disse...

Pensar não é agir e viver somente de fantasias não nos leva a nada,às vezes uma pitada dela quem sabe faz os sonhos tornem-se realidades.
Lindas palavras de Martha Medeiros.
bjs amiga Suzana.
Carmen Lúcia.

Carmem Grinheiro disse...

Esta prosa é uma sacudidela na nossa estagnação.
Até dói, quando se lê com atenção.

bj amg